ABRAFARMA
Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias. É uma entidade de representação nacional, que integra as maiores empresas do setor. Busca promover a saúde e o bem-estar no Brasil, por meio do desenvolvimento do varejo farmacêutico e do fortalecimento dos seus associados.
Anvisa
Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Promove a proteção da saúde, por meio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, inclusive de ambientes, processos, insumos e tecnologias relacionados. (Fonte: Anvisa)
B2B
Abreviação em inglês para Business to Business. Modelo no qual uma empresa vende produtos ou presta serviços para outras empresas.
B2C
Abreviação em inglês para Business to Consumer. Modelo no qual uma empresa oferta serviço ou produto para o cliente final.
B3
Brasil, Bolsa, Balcão. Antiga BM&FBovespa.
CAGR
Compound Annual Growth Rate ou Taxa de Crescimento Anual Composta, em português. Métrica que ajuda a compreender o desenvolvimento de determinada matéria ao longo do tempo. É um valor fictício, que relata à qual taxa se cresce, caso os crescimentos fossem constantes.
CMED
Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos. Órgão interministerial responsável pela regulação econômica do mercado de medicamentos no Brasil. (Fonte: Anvisa)
CVM
Comissão de Valores Mobiliários. Entidade autárquica, vinculada ao Ministério da Economia, que fiscaliza, normatiza, disciplina e desenvolve o mercado de valores mobiliários no Brasil. (Fonte: CVM)
EBITDA
Medição não contábil elaborada pela Administração, calculada com observância das disposições do Ofício Circular CVM/SNC/SEP n.º 01/2007, consistindo no lucro líquido acrescido de despesas financeiras líquidas, depreciação e amortização, imposto de renda e contribuição social. O EBITDA não é uma medida reconhecida pelas práticas contábeis adotadas no Brasil, não possui um significado padrão e pode não ser comparável a medidas com títulos semelhantes fornecidas por outras companhias. O EBITDA não deve ser considerado um substituto do lucro (prejuízo) ou da receita operacional, como um indicador de desempenho operacional ou fluxo de caixa ou para medir a liquidez ou a capacidade de pagamento da nossa dívida.
Ibovespa
Índice Bovespa. Indicador de desempenho das ações negociadas na B3.
IPCA
Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. Tem por função medir a inflação de um conjunto de produtos e serviços comercializados no varejo. (Fonte: IBGE)
Medicamentos de Marca
Identificados por meio de marca comercial, também chamados de Medicamentos de Referência. São produtos inovadores, registrados e comercializados no país, cuja eficácia, segurança e qualidade foram comprovadas cientificamente junto à Anvisa, por ocasião do registro. (Fonte: Anvisa)
Medicamentos Genéricos
Contém o(s) mesmo(s) princípio(s) ativo(s), na mesma dose e forma farmacêutica do medicamento de referência. É administrado pela mesma via e com a mesma posologia e indicação terapêutica, apresentando eficácia e segurança equivalentes à do medicamento de referência, podendo ser intercambiável. (Fonte: Anvisa)
Medicamentos Similares
Contém o mesmo princípio ativo do seu medicamento de referência e é identificado pela marca ou nome comercial. Ele só pode substituir seu respectivo medicamento de referência após passar por testes laboratoriais que comprovem a equivalência. Os que já cumpriram esse processo são chamados de “similares intercambiáveis”. (Fonte: Anvisa)
PBM
Sigla em inglês para Programa de Benefício em Medicamentos. São programas que oferecem descontos em farmácias.
Produtos OTC
Sigla em inglês para Over the Counter. São medicamentos que possuem venda livre na farmácia, não sendo necessária a apresentação de prescrição médica. No Brasil, também são conhecidos como MIPs (Medicamentos Isentos de Prescrição).
SKU
Sigla em inglês para Stock Keeping Unit. É a unidade de medida na qual os estoques podem ser administrados. Geralmente, associa-se a um código identificador, que permite reconhecer quando determinado produto foi vendido e entregue, por exemplo.
TIR
Taxa Interna de Retorno. Utilizada por empresas e investidores para avaliar o retorno de determinado projeto.
Vendas Lojas Maduras (MSSS)
Sigla para Mature Store Sales, em inglês. Receita de farmácias em operação há mais de três anos.
Vendas Mesmas Lojas (SSS)
Sigla para Same Store Sales, em inglês. Receita de farmácias em operação há mais de um ano.