Conselho de Administração
Nosso Conselho tem 11 membros, todos titulares, dos quais 4 são independentes e 2 são mulheres. O Conselho tem como missão proteger e valorizar o patrimônio da RD Saúde, contribuindo com orientações que viabilizem a sustentabilidade do negócio, atuando como guardião da essência e cultura da empresa e dos interesses de todos os públicos de relacionamento.
Presidente do Conselho de Administração e membro dos Comitês de Estratégias e Saúde, Pessoas e de Finanças da RD Saúde. Formou-se em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP) com pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP FGV-SP), representa a família fundadora da Raia. Ocupou posições executivas de 1977 a 2011, até a fusão da Companhia, acumulando décadas de experiência no setor.
Conselheiro de administração da RD Saúde. Empresário e economista formado pela Universidade Mackenzie, representa umas das famílias fundadoras da Drogasil, acumulando décadas de experiência no varejo farmacêutico.
Conselheira de administração da RD Saúde, lidera o Comitê de Sustentabilidade e co-lidera o Comitê de Estratégias e Saúde, além de compor os Comitês de Finanças e de Pessoas. Formada em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, possui MBA em INSEAD na França. Já atuou com projetos de e-commerce na E&Y e foi Diretora de Marketing, Comunicação Institucional e Sustentabilidade na Raia.
Antes responsável pelo planejamento e relações com investidores da RD Saúde, possui mais de 20 anos de experiência no setor e é membro do conselho diretivo da ABRAFARMA. Trabalhou como consultor na McKinsey no Brasil e na Itália, além de ter atuado na Arthur Anderson. Formado em Administração de Empresas pela FGV com MBA pela Universidade de Michigan.
Conselheiro de administração e membro do Comitês de Estratégia e Saúde, representando umas das famílias fundadoras da Drogasil, acumula décadas de experiência no varejo farmacêutico. Graduado em Administração de Empresas pela PUC-SP e formado em Harvard pelo programa Owner/President Management, atua também como membro do Conselho de Administração da Klabin S.A. e da Fundação Bienal de São Paulo.
Conselheiro de administração, membro dos Comitês de Finanças, Sustentabilidade e Pessoas. Formado em Engenharia Civil e em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie, cursou o “Program for Management Development” da Harvard Business School. Tem sólida experiência obtida em empresas nacionais e multinacionais, incluindo posições de Diretor Presidente da Elevadores Atlas, sócio do JP Morgan Partners e Presidente Executivo da Satipel Industrial.
Membro do Conselho de Administração e do Comitê de Pessoas. Administrador de Empresas formado pela FMU, representa umas das famílias fundadoras da Drogasil, acumulando sólida experiência no varejo farmacêutico.
Conselheiro de administração independente e membro do Comitê de Estratégias e Saúde. Engenheiro eletrônico formado pelo Insituto Mauá de Tecnologia. Fundou a E+Tech, empresa especializada na criação e desenvolvimento de tecnologia para PDV e mídia exterior, e atuou como Diretor de Negócios Digital no Grupo Abril e como CEO na Eletromídia. Também é Conselheiro de Administração e membro do Comitê de Estratégias da Eletromídia.
Conselheiro de administração independente e Vice-Presidente do Conselho de Administração da RD Saúde, co-líder do Comitê de Estratégias e Saúde e membro dos Comitês de Finanças e de Pessoas. Graduou-se em economia pela Fundação Armando Álvares Penteado, cursou Aperfeiçoamento Executivo Financeiro pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e Mercado de Capitais na New York University (NYU). Atuou como Conselheiro de Administração do Itaú Unibanco Holding S/A e, atualmente, é Vice-Presidente do Conselho de Administração da Porto Seguro S/A. Possui sólida experiência na área financeira e inovação.
Conselheiro de administração independente e membro do Comitê de Estratégias e Saúde. Empreendedor em série, investidor, co-fundador e CEO do Dafiti Group, acumula sólida experiência no setor de varejo com foco em e-commerce e inovação.
Conselheira de administração independente, líder do Comitê de Pessoas e membro dos Comitês de Auditoria, de Sustentabilidade e de Estratégia e Saúde. Graduada em Comunicação Social, com MBA Executivo em Administração no COPPEAD/UFRJ e cursos de especialização no MIT – Massachusetts Institute of Technology – Sloan School of Management e Fundação Dom Cabral. Atuou por mais de 30 anos no mercado de Varejo, com foco nas áreas de Marketing, Comercial, Operações e Recursos Humanos.
Outras informações
Os critérios de seleção dos conselheiros são estabelecidos na Política de Indicação e Nomeação de Membros do Conselho de Administração e levam em conta as qualificações e experiências relevantes para geração de valor ao negócio, além da reputação e conduta ética.
A Presidência
O presidente, Antonio Carlos Pipponzi, acumula mais de 40 anos de experiência no varejo farmacêutico e não ocupa função executiva na RD Saúde. Adicionalmente, nos termos do nosso Estatuto Social, caberá ao Vice-Presidente do Conselho, Sr. Marco Bonomi (conselheiro independente), substituir o presidente na sua ausência ou impedimento temporário (incluindo eventuais conflitos de interesse), assumindo as competências previstas no estatuto social e regimento interno do Conselho de Administração.
A última renovação do mandato dos membros do Conselho de Administração ocorreu em 2023. Tivemos a saída de um de nossos Conselheiros Independentes, que foi substituído também por outro Conselheiro de Administração Independente. Focamos também na diversidade de conhecimento, neste sentido, podemos destacar que nossos membros do conselho possuem expertise comprovada em temas como: varejo farmacêutico, finanças, marketing, vendas, e-commerce, pessoas, saúde, tecnologia e inovação.
Processo de Avaliação do Conselho de Administração
O Conselho de Administração da RD Saúde realiza avaliação anual e formal de seu desempenho, seguindo as boas práticas de governança corporativa e buscando o aperfeiçoamento contínuo do órgão.
Em 2022, a avaliação foi conduzida por consultoria externa especializada e com sólidos conhecimentos e experiência em avaliações de conselhos de grandes empresas, utilizando-se de metodologia alinhada às melhores práticas de governança corporativa.
Por meio deste processo não apenas os conselheiros, mas também os principais executivos foram consultados e avaliaram o funcionamento do Conselho e seus Comitês em 4 fases: (i) alinhamento prévio do processo pela consultoria com o Comitê de Pessoas; (ii) reuniões individuais - entrevista conduzida pela consultoria com todos os conselheiros, executivos C-Level e membros dos comitês de assessoramento; (iii) consolidação e análise pela consultoria dos resultados do questionário e inputs obtidos durante as entrevistas; e (iv) apresentação prévia dos resultados ao Comitê de Pessoas e, posteriormente, aos membros do Conselho de Administração, com discussão dos resultados e definição dos planos de ação a serem implementados, visando a melhoria contínua dos processos.
De maneira geral, os resultados da avaliação realizada em 2022 apresentaram importante e consistente evolução. Como destaque citamos a dinâmica geral do Conselho e suas interações, que se refletiu em diferentes dimensões. O tamanho e composição do Conselho foi considerado efetivo, em especial o mix de competências que foi adicionado com a eleição de novos conselheiros, adicionando expertises essenciais para a execução da estratégia de crescimento da RD Saúde. O tema identificado como maior desafio durante o último ciclo de avaliação foi o papel e atuação do Conselho na gestão das sociedades investidas, tema relativamente recente para a administração e que está sendo tratado nos planos de ação a serem executados. Foram destacados 3 temas que serão priorizados nas abordagens futuras – estratégia, pessoas e transformação digital.
O Conselho de Administração conta com o suporte de comitês de assessoramento para tratar de temas estratégicos.
Comitê de Auditoria
Órgão de assessoramento com funcionamento permanente e natureza não estatutária, é composto por 3 membros, todos independentes, liderado por Maria Fernanda Teixeira e composto por Sylvia Leão (conselheira de administração independente e especialista no setor de varejo) e Pedro Zan (especialista em contabilidade societária). Compete a este comitê, dentre outras atribuições, a análise das demonstrações financeiras e supervisão das áreas de gestão de riscos, auditoria interna, compliance, controles internos, gestão de dados e segurança cibernética.
É administradora de empresas graduada pela Universidade Metodista, com pós-graduação em Economia e Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), tendo cursado os programas de Liderança na Economia Global pela Thunderbird School of Global Management, Liderança Executiva pelo INSEAD e “Como ter Conselhos Eficientes” na Escola de Negócios de Harvard. Possui vasta experiência como conselheira e membro de Comitês de Auditoria e Conselho Fiscal, tendo atuado como executiva nas áreas de tecnologia, inovação, sustentabilidade, gerenciamento de riscos, compliance, governança e estratégia corporativa. Atualmente, atua como membro Líder do Comitê de Auditoria da RD Saúde, membro do Comitê de Auditoria dos Grupos Simpar e Vamos, presidente do Conselho de Administração da Pérola S.A., membro do Conselho da Visor, do The Dialogue - Think Tank e do INSEAD, além de presidente do Comitê de Diversidade e Inclusão da AMCHAM.
É contador graduado pela Faculdade de Ciências Econômicas Alvares Penteado, com pós-graduação em Análise de Sistemas e pela mesma instituição e MBA Executivo pelo INSPER. Possui mais de 20 anos de experiência em controladoria, informações gerenciais, M&A, abertura de filiais no exterior e planejamento estratégico com efetiva implementação e gerenciamento. Atuou como membro do Comitê de Finanças da OSESP e, atualmente, atua como membro do Comitê de Auditoria da Klabin S.A. e da RD Saúde.
Conselheira de administração independente, líder do Comitê de Pessoas e membro dos Comitês de Auditoria, Sustentabilidade e Estratégia e Saúde da RD Saúde. Graduada em Comunicação Social, com MBA Executivo em Administração no COPPEAD - UFRJ e cursos de especialização no MIT – Massachusetts Institute of Technology – Sloan School of Management e Fundação Dom Cabral. Atuou por mais de 30 anos no mercado de Varejo, com foco nas áreas de Marketing, Comercial, Operações e Recursos Humanos.
Comitê de Estratégia e Saúde
Liderado pelos conselheiros Cristiana Pipponzi e Marco Bonomi (conselheiro independente), é composto pelos conselheiros Antonio Carlos Pipponzi, Paulo Galvão, Marco Bonomi, Sylvia Leão, Eugênio De Zagottis, Philipp Povel e Eduardo Azevedo Marques de Alvarenga, além do consultor externo Felipe David. Analisa e promove a inovação no negócio da RD Saúde para buscar outras frentes de atuação na área de saúde, além de colaborar no desenho do planejamento estratégico da RD Saúde.
É administrador de empresas graduado pela Fundação Getúlio Vargas – Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP) com extensão na Sciences Po Paris. Também cursou Value Investing na Columbia Business School e Owner/President Management (OPM) na Harvard Business School. Iniciou sua carreira na divisão de Investment Banking do JP Morgan e foi analista de investimentos na Advis Equities. De 2014 a 2023 trabalhou na Constellation Investimentos, onde foi sócio, membro do Comitê Executivo e de Investimentos, além de responsável pelos investimentos nos setores de saúde, educação, real estate, consumo e varejo. Em 2024, fundou a bip – marca de roupas para profissionais de saúde.
Os currículos dos demais membros se encontram elencados na aba “Conselho de Administração”.
Comitê de Sustentabilidade
Liderado pela conselheira Cristiana Pipponzi e composto pelos conselheiros Plínio Musetti e Sylvia Leão, além dos consultores externos Olga Stankevicius Colpo e Rodrigo Wright Pipponzi, tem como função desenvolver e propor ao Conselho de Administração diretrizes, compromissos e ações ligados à agenda ambiental, social e de governança (ESG), além de supervisionar os trabalhos da Diretoria de Sustentabilidade da RD Saúde.
É psicóloga graduada pela Universidade Mogi das Cruzes (UMC), além de possuir diversos cursos de especialização, como: Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), International Business na Harvard University, MBA Executivo na Universidade de São Paulo (USP), Curso Avançado de Conselheiros de Administração pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), dentre outros. Desenvolveu sua carreira como Sócia em Consultoria na PwC, onde trabalhou por mais de trinta anos, solicitando early retirement em 2009 e liderando a prática de consultoria na América do Sul e Central, na linha de negócios Organization, People & Change Management. De 2009 a 2016, foi CEO da Participações Morro Vermelho S.A.. Atualmente é Membro Estatutária dos Conselhos de Administração do Banco BMG S.A., do Grupo São Martinho S.A. e da Solvi Participações S.A., principalmente. Como Consultora, Conselheira e Executiva, apoiou conselhos e empresas a implantarem modelos robustos de governança empresarial e familiar e novos sistemas de gestão de negócios. Atuou como agente de mudança e de transformação organizacional, com sólida experiência em modelagem, implantação e monitoramento de sistemas de governança e gestão de negócios.
É administrador de empresas formado pela FGV-SP, com especialização em Empreendedorismo Social pela Universidade de Stanford (EUA). É co-fundador da Editora MOL, editora com escopo em projetos socioeditoriais. Atualmente é fundador e Presidente do Conselho de Administração do Instituto ACP, instituto com o escopo de prestar investimentos para o desenvolvimento institucional do terceiro setor brasileiro.
Os currículos dos demais membros se encontram elencados na aba “Conselho de Administração”.
Comitê de Finanças
Liderado pelo conselheiro Eugênio De Zagottis e composto pelos conselheiros Plínio Musseti, Antonio Carlos Pipponzi, Marco Ambrogio Crespi Bonomi, além dos consultores externos, Maria Fernanda dos Santos Teixeira e Pedro Guilherme Zan, tem como missão assessorar o Conselho em temas estratégicos para a saúde financeira do negócio.
Os currículos dos consultores externos se encontram indicados no órgão supramencionado, “Comitê de Auditoria”.
Os currículos dos demais membros se encontram elencados na aba “Conselho de Administração".
Comitê de Pessoas
Liderado pela conselheira independente e especialista em Gestão de Pessoas com robusta experiência no setor de varejo, Sylvia Leão, e composto pelos conselheiros Antonio Carlos Pipponzi, Cristiana Pipponzi, Plínio Musetti, Renato Pires Oliveira Dias e Marco Bonomi (conselheiro independente), assessora o Conselho em todos os temas relacionados ao capital humano da RD Saúde, incluindo a avaliação, indicação, sucessão e remuneração de administradores, além da estratégia geral de recursos humanos, com foco em atração e retenção de talentos.
Os currículos dos demais membros se encontram elencados na aba “Conselho de Administração".
O grupo responsável pela gestão executiva e pela execução da estratégia é eleito pelo Conselho de Administração. Os mandatos são de dois anos, sendo permitida a reeleição.
Atualmente a Diretoria é liderada pelo Diretor Presidente (CEO) e composta por vice-presidências dedicadas a temas-chave de nossa estratégia. Todos os membros da Diretoria passam por processos anuais de avaliação conduzidos por consultorias externas e pelo Comitê de Pessoas do Conselho de Administração.
À frente da RD Saúde desde julho de 2013, possui mais de 26 anos de experiência multi-setorial de varejo em grandes organizações brasileiras e globais, incluindo Livrarias Saraiva (2005 – 2013) e Office Net (2000 – 2005), das quais foi presidente, bem como Submarino, Sam’s Club (Grupo Walmart), Mappin e C&A. Formado em Administração pela FAAP.
Responde pelas áreas Financeira, Controladoria, Tributário e Fiscal, Planejamento Corporativo, Patrimônio, Suprimentos, Administrativo e Central de Serviços Compartilhados (CSC). Possui mais de 40 anos de experiência profissional na RD Saúde, onde ocupou diversas posições nas áreas financeira e administrativa. Formado em Ciências Contábeis pelas Faculdades Integradas de Guarulhos, com MBA em Finanças pela FIA-USP e Advanced Management Program (AMP) pelo IESE.
Responsável pelo desenvolvimento de novos negócios em saúde, ingressou na RD Saúde em 2011 onde contribuiu na expansão da Companhia. Trabalhou anteriormente na Odontoprev. Formado em Odontologia pela Universidade de São Paulo com as especializações em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, Executive Program da Stanford e Strategy for Health Care Delivery da Harvard Business School.
Formado em administração de empresas pela PUC-SP, conta com MBA pela HEC Paris e passagens por programas de extensão em Harvard e FGV. Ingressou na RD Saúde em 2019 e ocupa atualmente a posição de Diretor Executivo de Relações com Investidores e Assuntos Corporativos, tendo desempenhado papel relevante como Diretor de Multicanal, onde coordenou o crescimento da atividade em 15 vezes no período de dois anos. Acumula 20 anos de experiência em atividades de Estratégia, Finanças, Operações ON e OFF line e Gestão no Varejo e no Mercado Financeiro, destacando-se como sócio na Península, atuando com sucesso na aquisição, desenvolvimento e abertura de capital do Carrefour Brasil. Atuou também nas companhias abertas Grupo Pão de Açúcar e Carrefour.
Responsável pelas áreas de Gestão de Estoques, Logística e Tecnologia da Informação. Possui mais de 20 anos de experiência na Companhia, além de três anos em Consultoria na Arthur Andersen. Formado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica (USP), possui pós-graduação em Administração de Empresas pela FGV com MBA pela Universidade de Pittsburgh.
Responsável pelas áreas de Compras, Gerenciamento de Categorias e de Marketing, possui mais de 15 anos de experiência em varejo, incluindo um ano na Borders (rede de livrarias – EUA) e três anos em Consultoria na Arthur D. Little e na Accenture. Formado em Administração pela FGV com MBA pela Universidade de Michigan.
Responsável pela área de Recursos Humanos da RD Saúde desde abril de 2014, possui mais de 30 anos de experiência em Recursos Humanos, incluindo 17 anos em organizações varejistas de grande porte como Makro (2010 – 2014) e Walmart/Bompreço (1997 – 2010). É formada em Psicologia pela UNICAP-PE, com PMD – Programa para o Desenvolvimento de Gestão pelo IESE (Universidade de Navarra).
Responsável pelas operações de varejo da Raia desde 2013, possui mais de 20 anos de experiência profissional em varejo, incluindo três anos como vice-presidente e diretor do Grupo Walmart e 13 anos como consultor de varejo na Accenture no Brasil e no México. Formado em Engenharia Naval pela Escola Politécnica (USP), com MBA pelo INSEAD.
A RD Saúde possui um Conselho Fiscal instalado, a pedido dos próprios Administradores. Os membros são eleitos na Assembleia Geral Ordinária e atualmente o Conselho Fiscal é composto por 4 membros titulares e igual número de suplentes.
Composição do Conselho Fiscal
Membros Titulares
Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, pós-graduado em Administração Financeira pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo. Atual membro titular do Conselho Fiscal de 05 (cinco) empresas do ramo de manejo e gestão de florestas de eucalipto para fornecimento de madeiras para venda à indústria de celulose e papel, ex-membro titular do Conselho Fiscal da ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) e do Conselho Fiscal da Seicho-No-Ie do Brasil. Sócio da BRW Consultoria desde janeiro de 2009.
Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Cidade de São Paulo e Ciências Jurídicas pela Universidade de Guarulhos. Nos últimos cinco anos, atuou como: (1) Membro do Conselho de Administração da Galvão Engenharia S/A, que atua na prestação de serviços de engenharia e construção industrial; (2) Conselheiro Fiscal Suplente da Telefônica, empresa que atua no ramo de telecomunicações; (3) Membro do Conselho Fiscal da Brascod Comercio Importação e Exportação Ltda; (4) Membro do Conselho de Administração da Protende Sistemas e Métodos de Construções Ltda; (5) Membro do Conselho de Administração da Plastifluor Industria Comercio de Vedações Ltda.
Advogado, formado em Direito pela Universidade Mackenzie e Pós graduado em Direito Processual. Nos últimos anos, atuou como: (1) sócio da Leão e Tohmé Advogados Associados (1994 – até o presente momento); (2) membro suplente do Conselho Fiscal da RD Saúde; e (3) membro do Conselho Fiscal de empresas do Grupo Klabin S/A.
Graduada em Ciências Contábeis, com certificação em auditoria interna pela IIA (CIA) e como membro de comitê de auditoria pelo IBGC, com carreira consolidada com experiência em governança, auditoria, gestão de risco operacional, regulatório, de tecnologia e risco integrado, tendo atuado em empresas líderes de mercado como EY, HSBC e Bradesco. Atuou até 2023 como Superintendente Executiva de Controle Interno e Risco Operacional no Banco Bradesco S/A.
Membros suplentes
Formado em Administração de Empresas pela Unisant’Anna, em Teologia pelo Seminário Teológico Bíblico, pós graduado em Liderança pela Faculdade Teológica Sul Americana e possui MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Flávio tem 30 anos de experiência em finanças e administração de empresas. Especializado em Planejamento Financeiro, Gestão Contábil e Tributário, Governança Corporativa, M&A, Gestão de tesouraria e administrativa, já atuou como Gerente Financeiro na Bell Micro Products, Controller na Megaware Industrial Ltda., Consultor Financeiro na Wert Capital Assessoria Empresarial e Diretor Financeiro na Tellus Comércio Imp. e Exp. Ltda. Atualmente é Diretor da Companhia Agricola e Pastoril Fazenda Rio Pardo e Consultor Financeiro na empresa Revisora Paulista-Contabilidade.
Formada em Engenharia de Produção na UFRJ, com MBA na Wharton e com certificações como Conselheira de Administração e Conselheira Fiscal pelo IBGC. Atualmente é membro do Comitê de Finanças, Auditoria e Risco do Grupo Baumgart, membro do Comitê de Auditoria da Eletronuclear e Conselheira do PIOB, organismo internacional de supervisão das normas internacionais de auditoria. Anteriormente, atuou como: Conselheira Fiscal Externa do Banco Bradesco S.A. por quatro anos, Conselheira de Administração Independente do Serpro, Conselheira de Administração Zurich Resseguradora S.A., Presidente do Conselho Fiscal da Statkraft Energias Renováveis S.A., Presidente do Conselho Fiscal da Brasiliana Participações S.A. (BNDESPar e AES), Conselheira de Administração Suplente da Invepar S.A. e Conselheira Fiscal Suplente da Tecnisa.
Nos últimos cinco anos, atuou como: (1) Diretor responsável pela área financeira e contábil da GL Holdings S/A., cuja atividade principal é a administração de bens próprios e a participação em outras sociedades, comerciais ou civis, nacionais ou estrangeiras, como sócia, acionista ou quotista; (2) Diretor responsável pela área financeira e contábil da GL Agropecuária Ltda., cuja atividade principal é a produção agropecuária em terras próprias ou alheias, e a comercialização dos seus produtos, podendo participar em outras sociedades como quotista ou acionista; (3) Diretor responsável pela área financeira e contábil da Gepel Rural S/A., cuja atividade principal é a exploração agropecuária e florestal; (4) Diretor responsável pela área financeira e contábil da Tantra Participações Ltda., cuja atividade principal é a administração de bens próprios e a participação em outras sociedades, comerciais ou civis, como sócia, acionista ou quotista; (5) membro do Conselho Fiscal de empresas do Grupo Klabin S/A (Celucat S/A, Papelão Ondulado do Nordeste S/A - PONSA e Bacell S/A).
Formada em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie, em Direito pela FMU e Comunicação Social pela ESPM, atuou como membro do Conselho Fiscal da Klabin S/A por 16 anos, membro do Conselho de Administração da Klabin e sócia da Leão e Tohmé Advogados Associados desde 2001.
A RD Saúde adota Política de Remuneração para administradores aprovada por meio de procedimento formal e transparente em reunião do Conselho de Administração. Essa política tem como premissa a padronização de normas e procedimentos de remuneração, servindo de norte profissional e impessoal nas tomadas de decisões e está alinhada às práticas de mercado e sistema de gestão e governança corporativa.
A estratégia de remuneração enfatiza nosso compromisso de atrair e reter bons executivos, incluindo salários competitivos, participação nos lucros e incentivos de longo prazo. A remuneração é estabelecida com base em pesquisas de mercado e alinhamento estratégico da Companhia.
Conselho de Administração: recebem honorários fixos mensais seguindo o padrão de mercado, com o objetivo de estimular e recompensar pelos resultados da Companhia. Os honorários são iguais para todos os membros com exceção dos honorários do presidente do Conselho que são diferenciados visto às suas atribuições, responsabilidades e demanda de tempo.
Diretoria Estatutária: recebem honorários fixos mensais além de benefícios diretos e indiretos (tais como assistência médica, assistência odontológica e seguro de vida) dentro dos padrões de mercado. Os membros da diretoria estatutária fazem jus também à remuneração baseada em ações e remuneração variável, atrelada a metas de curto, médio e longo prazo, de natureza financeira, operacional e estratégica, incluindo metas de sustentabilidade. As gratificações e o plano de ações têm como objetivo estimular a diretoria a se alinhar com os objetivos maiores da Companhia.
Diretoria Não Estatutária e Gerentes Executivos: recebem salário fixo mensal além de benefícios diretos e indiretos dentro dos padrões de mercado, bem como bonificações de acordo com as avaliações dos resultados alcançados, cujos objetivos são gerar alinhamento e competitividade com o mercado. Podem receber remuneração baseada em ações e remuneração variável, atrelada a metas de curto, médio e longo prazos. As gratificações e o plano de ações têm como objetivo estimular a alta liderança a se alinhar com os objetivos maiores da Companhia.
Faz parte dos nossos valores o desenvolvimento de negócios éticos, íntegros e justos, respeitando nossos clientes, parceiros, acionistas e a sociedade brasileira. Trabalhamos para isso na formulação de políticas e diretrizes de gestão, na disseminação de uma cultura de integridade e no gerenciamento de processos e controles internos, a fim de controlar riscos e responder rapidamente a quaisquer desvios de caráter ético, moral e legal
Nosso principal instrumento voltado à integridade é o Código da Gente, código de ética e conduta da RD Saúde que baliza comportamentos e atitudes de todos e todas que agem em nome da organização e em suas relações internas e externas.
Com relação aos processos de sensibilização e engajamento, disponibilizamos treinamento em plataforma interna para todos(as) os(as) funcionários(as), incluindo a liderança executiva, abordando os temas anticorrupção, antifraude, relacionamento com órgãos públicos e conflito de interesses, além do Código da Gente.
Temos também o Código de Conduta de Fornecedores, com diretrizes específicas para este público. No âmbito do nosso processo de governança de fornecedores, 100% das operações são avaliadas em termos de risco de corrupção e são oferecidos treinamentos específicos sobre a conduta ética esperada pela RD Saúde para este stakeholder, que ocupa posição relevante na nossa operação. Adicionalmente, a área de governança de fornecedores realiza avaliação sob critérios ESG dos parceiros da RD Saúde, incluindo aspectos de sustentabilidade, governança e anticorrupção. Todos os fornecedores da RD Saúde devem aceitar o Código da Gente e as políticas Anticorrupção, Antifraude e de Relacionamento com Órgãos Públicos.
Outra importante ferramenta é o Canal Conversa Ética, que recebe chamados classificados como de natureza geral e sensível, de acordo com a sua criticidade, tais como denúncias de situações de assédio, discriminação, corrupção, fraude, dentre outros. O Canal pode ser acessado por todos os públicos, interno e externo, garante a confidencialidade do denunciante e segue princípios anti-retaliação para todos os chamados. As denúncias são apuradas internamente e levadas para discussão e decisão final pela Comissão de Assuntos Éticos e pelo Comitê de Ética.
A RD Saúde conta com uma Comissão de Assuntos Éticos (CAE), com reporte ao Comitê de Ética que, por sua vez, reporta diretamente ao Comitê de Auditoria do Conselho de Administração. Composto por sete diretores de diferentes áreas, essa comissão debate e delibera sobre a apuração de casos sensíveis, indicando formas de solução e tratativas de acordo com a natureza e gravidade dos casos, levando os temas ao Comitê de Ética para decisão final.
Pela natureza do nosso negócio, trabalhamos com uma base de mais de 48 milhões de clientes ativos e temos a responsabilidade de proteger as informações pessoais que utilizamos nas rotinas de nossas farmácias e canais digitais.
Dessa forma, para garantir o respeito à privacidade de nossos clientes e mitigar possíveis riscos relacionados à segurança da informação, adotamos algumas medidas, tais como:
- Contratação de consultorias especializadas para a estruturação e melhoria contínua do projeto de conformidade à LGPD e Cibersegurança; Nomeação de Encarregado pelo Tratamento dos Dados Pessoais (DPO);
- Atualização permanente e treinamentos de funcionários voltados às políticas internas e externas, incluindo Política de Privacidade, de Gestão de Acesso, de Classificação da Informação e de Gestão e Comunicação de Incidente de Segurança;
- Criação do Portal da Privacidade para clientes, colaboradores, parceiros e prestadores de serviços; Comitês de Privacidade com reuniões periódicas e participação da alta gestão da RD Saúde;
- Auditorias periódicas em nossos sistemas de informação, garantindo a implementação dos controles necessários para o gerenciamento de riscos e ameaças;
- Realização de testes periódicos para identificação de possíveis vulnerabilidades.
Além disso, seguimos diversos requisitos para conduzir nossa gestão de segurança da informação, como CIS Controls, PCI/DSS, ISO/IEC 27001 e ISO/IEC 27005 e estamos em processo de atualização do nosso Sistema de Gestão de Continuidade de Negócio (SGCN) e processo para Gestão de Crise, mantendo o nosso objetivo de alcançar a certificação ISO/IEC 27001 em breve.
A proteção das informações de nossos clientes é um dos principais focos de atenção para o nosso processo de gerenciamento de riscos. Por isso, seguiremos adotando medidas técnicas, físicas e organizacionais visando mitigar riscos à segurança, garantindo a transparência e confiabilidade de nossas atividades.